quarta-feira, agosto 05, 2009

Numa das vezes em que o Walter esteve no Rio e que eu, ele e Pedro, tomamos o café da manhã juntos, escrevi esse texto abaixo, num guardanapo, enquanto conversávamos, meio que nos despedindo.
E ele me mandou de volta, ontem, o texto, veja, silencioso leit@r, o clima:
“Possivelmente, Platão tenha expulsado os artistas de sua República por ela ser um sistema de idéias fechado o suficiente para que nele não coubesse a re-criação.Adão e Eva foram expulsos do Paraíso, quando descobriram em si próprios o possibilidade da pro-criação. O Paraíso também era um sistema fechado de coisas prontas, onde não caberia mais nada ser incluído.
Como na República de Platão, o Paraíso não poderia ser superado naquilo que era a sua primeira idéia. Ele já estava pronto e nada mais caberia nele.Criar é superar, assim, alargar os limites estabelecidos, da mesma forma que superar é transgredir.
A arte é fundamentalmente transgressora e modo de superação. Através da criação artística e transpostos de um estado para outro, um lugar para o outro, de um instante para o outro, superamos problemas, uma idéia ou um conhecimento.
Moral da estória: “Eva coou café na cueca de Adão”.

2 comentários:

walter disse...

Deu ate vountade de tomar um cafezinho.
Saudade de voces!
ABRACO,

Simone Costa disse...

Olá Luis! Fiquei me perguntando se o Walter para quem você escreveu no papel seria o "meu" Walter...Ai vi a postagem dele. Sim é ele.