segunda-feira, abril 05, 2010

Ontem, estivemos no cinema para ver o filme sobre o Chico Xavier.
As últimas cenas do filme são de um programa de televisão em que o próprio Chico Xavier dá uma entrevista. E ele diz uma coisa sobre sexo muito legal, que me lembrou um trecho do Ateneu, de Raul Pompéia.
O que ele diz é muito bonito e plástico e não vou saber reproduzir aqui para o meu silencioso leit@r, mas ele se pergunta, mais ou menos, se poderia algo que se dá através dos sentidos do corpo, do tato, da visão, audição, das qualidades gustativas e tal, poderia ser considerado algo sem luz, algo proveniente do mundo das trevas.
E aqui está o que disse Raul Pompéia, nO Ateneu:
“Arte, estética, estesia é a educação do instinto sexual.
A história do desenvolvimento humano nada mais é do que uma disciplina longa de sensações. A obra de arte e a manifestação do sentimento.
Dividindo-se as sensações em cinco espécies de sentidos, devem os sentimentos corresponder a cinco espécies e igualmente as obras de arte.”
E por aí vai...

Um comentário:

Maven disse...

Luís, está tudo bem contigo? Não sei até que ponto os noticiários estão falando a verdade ou fazendo sensacionalismo, mas parece que Niterói foi muito atingida por uma tempestade forte, mande notícias por favor.