quinta-feira, junho 16, 2011

Fiz um samba de branco.

Já entrevi em alguma conversa sobre samba, estilo que na música é cheio de tradição, que essa música tem exigência de pureza, de conservação, certo cuidado de construção e tudo, mas alheio ao entrevisto, não quis nem saber e fiz um samba sem pretensão de fazer jus ao tradicional, de fazer jus à permanência, porque com todo o respeito ao pessoal dessa, digamos, cooperativa, como se diz, a fila anda, silencioso leit@r.

E, depois, como já dizia meu primo Bastião, sobre sua preferência amorosa por mulheres negras, arroz se come com feijão e eu digo que café com leite é gostoso e que pureza não é sinônimo de perfeição e, com modéstia, nem meu samba.

E estava conversando com um amigo que desde que éramos adolescentes é um adorador da vida dos pássaros – na adolescência ele idolatrava os passarinhos, porque passarinhos não trabalham – e ele dizia outro dia, já com os cabelos grisalhos e engordado pelo passar dos anos, que gerações inteiras de passarinhos têm pousado na árvore em frente à sua casa no mesmo horário desde que existe a árvore e que saem em revoada, do mesmo modo, no mesmo horário, desde que ela existe.

Tentei objetar a respeito desse tipo de permanência dizendo que os passarinhos individualmente morrem e tal, mas fui voto vencido pelo restante de amigos, afinal, as gerações de passarinhos se repetem na árvore e nos horários, a despeito de suas mortes individuais e são permanentes.

Estou dizendo isso, porque me lembrei de outro amigo que disse que Sinhô disse que samba é igual passarinho, quer dizer:

- É de quem pega primeiro.

A letra de meu samba:

Cérebro independente

(luís capucho)

Sorte a minha que nasci

E que um dia vou morrer... la la la la la...

E vou fazer um samba pra você, samba

Um samba pra você, samba com a gente

Um samba pra você, samba contente

Samba pra você, sinceramente, sinceramente

Que não gosta de samba

Porque samba deixa o corpo livre

Samba é música de libertação

Samba junta o corpo no cérebro demais

E seu cérebro é independente

Seu cérebro é independente

Seu cérebro é independente

Cérebro é independente

Cérebro é independente

Que não gosta de samba

Porque samba deixa o corpo livre

Samba é música de libertação

Samba junta o corpo no cérebro demais

E seu cérebro é independente

Seu cérebro é independente

Seu cérebro é independente

Cérebro é independente

Cérebro é independente

Independente, independente, independente...

Nenhum comentário: