segunda-feira, outubro 03, 2011

No Liceu, para recadastramento funcional:

... era pra ser com hora marcada, mas ficamos na fila para ser atendidos por ordem de chegada.

Adolescentes uniformizados passando pra lá e pra cá.

Nessa idade, as meninas são muito mais bonitas que os meninos.

Depois, os meninos ficam mais bonitos...

Uma aposentada, na fila, começou a encher o saco do rapaz que atendia.

Exigia ser atendida na hora marcada.

Tinha o tom de voz áspero e poderoso, de quem não admite a mudança do negócio e, aí, bom leit@r, todo mundo na fila, sentindo a sua viagem sem noção, desdenhou a coitada. O cara que atendia também não atendeu na hora que ela tava marcada, mas disse que ela entrasse na fila.

Ela entrou na fila...

As senhoras que chegaram primeiro, estavam sentadas em cadeiras escolares colocadas na meia porta aberta do corredor. Os adolescentes uniformizados, meninos e meninas, que passavam pra lá e pra cá esbarravam com estrondo na porta e as senhoras ficavam comentando a falta de educação.

Uma senhora disse:

- Os alunos de hoje, nessa escola, estão muito precoces – ela disse isso se referindo aos esbarrões que eles davam na meia-porta fechada.

Aí, veio uma adolescente e pediu licença para abrir a porta totalmente.

Abriu a porta e disse:

- Assim fica melhor para as senhoras esperarem, porque entra muito mais luz – e saiu para o pátio toda faceira.

Realmente, entrou muito mais luz. E eu gostei muito disso.

Depois, antes que eu fosse atendido, fiquei olhando pras senhoras e senhores da fila e vendo de quais pessoas eu tinha gostado.

E eu não gostei da maioria, silencioso leit@r.

Que coisa!

Um comentário:

Jorge de Siqueira disse...

Adorei a viagem psicológica que você fez. Vi todas as cenas, os alunos, a senhora, a porta. Sempre que vou a algum lugar eu sou o ambiente, as pessoas, tento imaginar o que pensam, o que fazem secretamente, o que são sem as capas sociais. Adorei o blog. To com pressa agora, mas voltarei... Abraços...