sexta-feira, junho 05, 2015

Estou indo devagar com o livro “O que é um artista?” De Sarah Thorton. Tem umas frases, uns parágrafos que não entendo direito. Faz muitos anos ouvi o Baiano dizendo que a gente, quando lê um livro, entende só o que a gente entende mesmo. Eu nunca me esqueci disso, porque isso é o que acontece comigo nos livros, eu entendo só o que eu entendo, ta se ligando bom leit@r? Muita coisa do livro de Sarah Thorton eu passo batido. Só não sei se o que ela escreve é mal escrito ou se é aquele lance de o mundo dos artistas ser sem sentido aparente pra gente, simples mortal, tipo, não tenho, como dizem, repertório pra seguir atento ao que está sendo dito e não me distrair. Vai ver o mundo dos “artistas”, os seus assuntos, os seus escritores, tudo, são como os seus trabalhos complexos, difíceis de entender de cara e fico alheio.
Uma coisa que foi dita, entre os artistas do livro, e que me liguei, é sobre os trabalhos de artistas outsiders. Diz-se que os artistas marginais não têm um projeto intelectual que os profissionalizem. A arte marginal são resmungos de gente presa, louca, sem filosofia.
Me liguei.

Nenhum comentário: