segunda-feira, outubro 19, 2015

Sueli Costa - 1975 - Retrato (Completo)

Eu gosto muito da Suely Costa, que conheci quando estava
adolescente. E o post de hoje vai ser ao som dela. Tenho ouvido bastante que o
meu Poema Maldito faz chorar, que ele é muito triste.
Quando conheci a Suely Costa e que eu tinha conhecido os
discos do pessoal que faz música pra classe média no Brasil, que chamam MPB,
tive muita dificuldade em assimilar essa melodia mais pensada que acompanha a
poesia das letras. Eu até cheguei a dizer isso uma vez pro ACM e, aí, ele me
disse que o Milton Nascimento é considerado um grande melodista e tal. Eu
concordo com isso, hoje, mas naquela época, eu tive muita dificuldade de achar
a melodia ali nas músicas da MPB, porque a chave para chegar na beleza delas é
diferente da chave que eu tinha e que eu encontrava muito rapidamente, quando
ouvia por exemplo as músicas do Fernando Mendes.
Então, tenho pensado nisso, de a minha música ser triste,
triste de fazer chorar, com sua melodia de MPB, sua melodia de classe média, que
hoje sei entender bem, tenho a chave pra apreciar a beleza dela, ta ligado, bom
leit@r?
O que quero dizer é que ouço esse “triste” que me dizem do
Poema Maldito, como bonito. Uma beleza e uma tristeza que, sem modéstia, não
consigo entender. Talvez, porque a tristeza esteja tão naturalizada em mim, que
eu não perceba que meu ponto de partida, seja ela, ta ligado?


Vejam:

Nenhum comentário: